Com o tempo a gente aprende... Aprende a viver no instante presente.

Com o tempo, a gente aprende.
A gente aprende que nenhuma dor é eterna. Todo hematoma desaparece. Toda ferida cicatriza. A gente descobre que algumas preocupações são tão desnecessárias e as verdadeiras tristezas da vida sempre nos pegam desprevenidos.
A gente percebe que somos grandes mestres na busca por liberdades. Mas, muitas vezes, nos esquecemos da mais fundamental destas. A liberdade própria. Nós não nos permitimos errar. Não aceitamos falhas. Pelo menos não as próprias. E com o menor erro, nos angustiamos. Pouco a pouco, nos sufocamos. Afinal, não podemos ser menos do que perfeitos.

Mas na perfeição, meus caros, não existe liberdade. Nunca existiu. Nós cobramos a compreensão alheia pelas nossas falhas. Por tudo que nos torna fracos. Compreensão esta que não nos damos.
É preciso respirar. É preciso, dentro de cada peito, deixar voar. Verdadeiramente livres de tudo o que nos prende. Livres, inclusive, de nossos nós.

Ai gente descobre que as palavras machucam e também confortam, mas apenas as atitudes são capazes de nos mostrar quem as pessoas realmente são. 
A gente aprende que a vida passa, os cabelos caem e nos tornamos cada vez mais infantis. Ainda bem. Nos tornamos novamente mais leves. São as mesmas carecas e dobras dos recém nascidos. Agora, preenchidas com as entrelinhas da vida.
Então, a gente finalmente entende: todo café esfria, mas há sempre uma nova xícara na próxima esquina. Até que não exista mais rua.
Mas com o tempo a gente aprende... Aprende.
 Aprende a viver no instante presente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que resta após o fim?

O tempo passa… a gente cresce, amadurece e o gosto das lembranças te fazem chorar.