Minha origem, mais uma história de gerações e amor.


  Mais umas História de Amor.

Cesar e Alzira Segantini Bergamini.

Em Gênova na Itália , anos atras se uniram, tiveram seus filhos. 
Família de poses, cheias de costumes. Italianos que só, viviam em suas regas e origem. Como sabidamente donos de terrenos, bendizendo ricos. 
Entre seus Filhos tiveram  Maria Natalina, moça de traços finos, recatada, linda com aqueles olhos da cor do céu, pele branquinha e os cabelos sempre bem penteados, fala pausada mais autoritária e firme.

Em outra parte surgem:

Francisco Bernardes de Lima e Maria Dionísia de Jesus.

Em Portugal, se casaram, constituíram família. Pouco se sabe deles. Mas de família humilde, também tradicional.  Entre seus filhos veio Manoel Bernardes rapaz simples, sapateiro, por pouco que sei era um homem calmo, tranquilo, belo e de sorriso fácil. 

Eis que o destino se cumpre de unir duas forças diferentes.
Em um belo dia a Europa inteira se paralisa, dois jovens se aproximam, e veio com o tempo uma atração inexplicável: se apaixonam, nasceu um amor puro e verdadeiro,  passando por cima de seus costumes e tradições.
Amor, este que me parece ser proibido, devido uma família com poses e uma humilde não daria certo, não haveria mais o que dizer sabemos que quando o amor bate a porta perdemos a razão e horas o juízo.

Em meio tantas lutas já passadas entre aquele jovem casal, estoura uma Guerra. Sim a Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra ou Guerra das Guerras até o início da Segunda Guerra Mundial) foi uma guerra global centrada na Europa, que começou em 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918. O conflito envolveu as grandes potências de todo o mundo, que organizaram-se em duas alianças opostas: os aliados (com base na Tríplice Entente entre Reino Unido, França e Império Russo) e os Impérios Centrais (originalmente Tríplice Aliança entre Império Alemão, Áustria-Hungria e Itália; mas como a Áustria-Hungria tinha tomado a ofensiva contra o acordo, a Itália não entrou em guerra). Estas alianças reorganizaram-se (a Itália lutou pelos Aliados) e expandiram-se em mais nações que entraram na guerra. Em última análise, mais de 70 milhões de militares, incluindo 60 milhões de europeus, foram mobilizados em uma das maiores guerras da história. Mais de 9 milhões de combatentes foram mortos, em grande parte por causa de avanços tecnológicos que determinaram um crescimento enorme na letalidade de armas, mas sem melhorias correspondentes em proteção ou mobilidade. Foi o sexto conflito mais mortal na história da humanidade e que posteriormente abriu caminho para várias mudanças políticas, como revoluções em muitas das nações envolvidas.
A Alemanha, que teve o seu próprio problema com os revolucionários, neste ponto, concordou com um cessar-fogo em 11 de novembro de 1918, episódio mais tarde conhecido como Dia do Armistício. A guerra terminou com a vitória dos Aliados.
O mapa da Europa central foi redesenhado em vários países menores. A Liga das Nações (organização precursora das Nações Unidas) foi formada na esperança de evitar outro conflito dessa magnitude. Há consenso de que o nacionalismo europeu provocado pela guerra, a separação dos impérios, as repercussões da derrota da Alemanha e os problemas com o Tratado de Versalhes foram fatores que contribuíram para o início da Segunda Guerra Mundial.  

Com toda essa confusão Maria Natalina e Manuel resolvem fugir. Vieram num navio cargueiro no porão escondidos, só os dois deixando para trás tudo. Fugiram da guerra, vieram para no Brasil.

Já em solo brasileiro vieram mora em uma casa no centro de Nova Lima MG, casarão este onde abrigou seus filhos, Nilza, Cesar, Matilde, Marcos, Maurício, Maurílio, Roberto, Alzira e Manuel. 

Senhor Manoel bom trabalhador, empreiteiro do Osvaldo Melo era responsável por todas as obras e construções, juntos construíram o Teatro Municipal Manuel Franzen de Lima em Nova Lima,vários postos de combustíveis e foi em um deles que ainda muito jovem, veio perder sua vida deixando sua amada esposa e seus filhos.

Maria Natalina se muda para o bairro Renascença em Belo Horizonte, viúva continuou a cuidar dos filhos. A idade veio chegando e aqueles traços finos deram lugar as rugas, seu cabelo grisalho do tempo tomou espaço aos cortes mais curtos e arrojados, mas dentro daquela mulher ainda existia uma força e autoridade fora do comum. 
Seus filhos criados, começaram a construir famílias, trabalhavam, tiveram filhos, hoje netos, bisnetos e agora que venham os tataranetos do Sr Manuel Bernardes de Lima e Sra Maria Natalina Bernardes de Lima.

Ah! Vovó ( bisa) não me lembro tanto de você, se foi eu tinha apenas 3 anos de idade, mas ainda guardo na memoria aquele olhar azul da cor do céu que iluminada as festa da família e aquela voz firme.

Não sei o que a vida e o destino me prepararam, mas se eu tiver matade do amor que meus bisavós tiveram, metade da força que há em minha família para tudo, serei mais feliz.

Me orgulho as minhas origens, dos mares enfrentados, do amor vivido e pela família que hoje tenho.
Essa é parte da minha história que conto a vocês, meus Bisavós Maria Natalina e Manuel Bernardes.

Obrigada....


 Matilde, Maria Natalina, Nilza, Alzira, Maurílio, Maurício, Roberto,  Marcos, Cesar,  Marcos, faltou o tio Manuel.







 Parte da Nova Geração...  Bernardes Lima.







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O que resta após o fim?

O tempo passa… a gente cresce, amadurece e o gosto das lembranças te fazem chorar.